Meno e Andro, as pausas que enlouquecem

Tem pausas que, por imposição, necessidade, ou mesmo por vontade própria, temos que fazer em nossa vida.

Paramos um dia por semana prá descanso, se trabalhamos em determinadas profissões, ou até dois dias, se em outras. É lei. Embora mulheres em geral façam qualquer coisa, menos descansar.

Às vezes, jogamos tudo pro alto e damos um chega prá lá no que nos é possível. E pulamos fora de tudo, nem que seja por algumas poucas horas.

Há os que param e meditam (morro de inveja deles, eu não consigo).

Mas há as pausas que nos são impostas. Menopausa e andropausa.

Pelo que tenho lido, ainda há uma certa resistência ao termo andropausa, mas como eu gosto, vou continuar a usá-lo. Quanto a menopausa, já é um termo super batido.

Quase todas as pessoas conhecem alguma mulher que já está nela, ou está entrando na menopausa. E sabe o que isto quer dizer. São aqueles sintomas chatos, meio parecidos com uma TPM, só que bem mais fortes.

É ver uma mulher mais velha, meio chateada, não importa porque, e lá vem aquele bordão, meio pejorativo, até: Ela tá na menopausa, não liga.

Não liga uma ova. Isto é chato prá dedéu. Eu me cuido, e desde os 40 anos, mais ou menos, uso isoflavona em cápsulas, e no meu dia a dia procuro fazer uso de produtos à base de soja. Tive alguns sintomas, mas eles foram bem leves. Fora uma vez em que eu queria matar todo mundo, começando pelo meu marido, que, definitivamente não me entendia (eu pensava isto) e meus filhos que me gozavam direto, o resto passou tranquilo.

Mulheres, eu lhes digo.

Cuidem-se.

E aos seus homens também.

Que os sintomas deles também são brabos.

Quando ele começar com aquelas dorzinhas sem explicação, aquele estado amuado parecendo que o mundo inteiro lhe está sobre as costas, ou querendo comer coração na brasa (preferentemente o seu, cara colega), cuidado, é homem na andropausa.

Repito, gosto deste termo. Acho legal. E que os homens tem andropausa tem.  Tenho certeza disto porque tenho um pai que acompanhei no envelhecer, cunhados a um pé da instalação total da andro, e meu próprio marido que acabou de entrar.
 
Não tem como dizer que não há mudanças.

Tenho vivido as ditas nestes últimos anos.
 
E, amiga, prepare-se, porque se nós ficamos chatas, eles ficam muito mais que nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *